Home Welcome

Sobre Sobre o evento

Nesta segunda edição, o Islands.doc assume-se como uma mostra de cinema documental que provoca e questiona o nosso Universo. Mais do que esclarecer, pretende ser uma plataforma que incentiva a curiosidade.

De 15 a 17 de Junho, o Centro das Artes Casa das Mudas será palco para estreias nacionais, de documentários premiados internacionalmente que abordam temas como a tecnologia, a criatividade, o design, a música, as tendências, a irreverência e a ciência.

A cada dia do evento, abriremos com uma secção intitulada “Hora Local”, onde serão exibidos filmes de vários realizadores madeirenses. Para esta edição foram convidados os realizadores: Eduardo Costa, Filipe Ferraz, Pedro Sousa & Nuno Rodrigues, Gonçalo Gomes e Ricardo Sousa.

O evento conta ainda com várias iniciativas paralelas, onde o público encontrará um lugar propício ao encontro e criação de sinergias em torno do cinema mas não só.

A edição de 2012 é produzida pela urbanistasdigitais e Plano XXI, faz parte do Projecto Centro das Artes Global e conta com o apoio da Estalagem Ponta do Sol.

Filmes Latest Posts

Press Pause Play

A revolução digital da última década despoletou criatividade e talento de uma forma sem precedentes, desbloqueando oportunidades ilimitadas.

Mas significa a democratização da cultura, uma melhor arte, uma melhor cinema, musica e literatura, ou é o verdadeiro talento imerso num vasto oceano de cultura massificada? É democratização ou a mediocridade da cultura que está em causa?

Esta é a questão abordada no PressPausePlay, um documentário premiado que contém a opinião de alguns dos artistas mais influentes da era digital.

“While people with stacks of Polaroids, reels of Super 8 film or cassette tapes from their garage-band jams might quibble with Moby’s modern view of things, there’s no denying the explosion of creative opportunities afforded by the digital revolution.” Wired
“Over the last decade creativity and talent of hundreds of millions of people have been unleashed in an unprecedented way, forever changing human culture.” CreativeReview
“PressPausePlay is a fascinating documentary about the digital revolution and how it has affected creative expression. The film is by Swedish creative agency House of Radon.” Laughing Squid

Realização: David Dworsky, Victor Köhler
Ano: 2011
Duração: 80m

Dragonslayer

Realizado por Tristan Patterson e produzido por Christine Vachon, Dragonslayer foi o vencedor de Melhor Documentário no SXSW 2011 e o segundo filme a ser lançado pela Drag City records, seguindo-se a Harmony Korine’s Trash Humpers.

É um retrato verídico e pessoal da vida de Josh “Skreech” Sandoval, um skater de 23 anos que surgiu nos subúrbios de Fullerton, California. Dragonslayer guia o público através de uma história de juventude, lares desfeitos e piscinas abandonadas e tem como acompanhamento uma banda sonora composta por bandas de indie-rock como Beast Coas, Bipolar Bear, Children, Dungen, Jacuzzi Boys, Little Girls, The Soft Pack, Death e Thee Oh Sees.

É a segunda vez que este filme passa por Portugal, tendo sido exibido este ano no IndieLisboa.

Realização: Tristan Patterson
Ano: 2011
Duração: 74m

The City Dark

The City Dark é um documentário sobre a poluição visual e o desaparecimento do céu nocturno. Estreou no South by Southwest Film Festival, em 2011, onde ganhou o prémio para Melhor Banda Sonora.
Após mudar-se de um Maine, essencialmente rual para Nova Iorque, o realizador Ian Cheney pergunta-se: “Precisamos do escuro?”
Explorando a ameaça dos asteroides no Hawai, seguindo a desova das tartarugas na Florida e salvando pássaros feridos nas ruas de Chicago, Cheney revela as implicações de um globo iluminado – incluindo o aumento do cancro da mama, devido à exposição de luz nocturna, até uma nova geração que nunca viu a Via Láctea.

Exibindo uma astro-fotografia brilhante e um elenco ecléctico de cientistas, filósofos, historiadores e designers de luz, The City Dark é a história definitiva da poluição visual e das estrelas desaparecidas.

Estreia nacional.

Realização: Ian Cheney
Ano: 2011
Duração: 83m

Influencers

Influencers é um documentário curta-metragem que explora o que significa ser un “influencer” e como as tendências e a criatividade é contagiosa no mundo da música, moda e entretenimento.
O filme tenta entender a essência da influência, o que faz de uma pessoa um ser influente, sem uma abordagem métrica e estatística.
Escrito e realizado por Paul Rojanathara e Davis Johnson o filme é um pequeno apanhado de alguns “opinion-makers” de Nova Iorque.

Estreia nacional.

Realização: Paul Rojanathara & Davis Johnson
Ano: 2011
Duração: 14m

Ray: A Life Underwater

Um renegado com um olho para o mergulho e para as meninas. Ray: A Life Underwater é um apaixonante retrato da carreira de mergulhador, contada através da sua extraordinária colecção de artefactos.

Tal como um pirata dos temos modernos, Ray Ives, tem 75 anos e toda a sua vida tem procurado tesouros nos fundos marinhos.
O antigo mergulhador comercial, pesquisa o fundo marinho há mais de 50 anos, trazendo até à superfície tudo o que brilha, inclusive ouro.

Num contentor ao largo do mar, Ray tem no seu museu uma colecção de canhões, garrafas, sinos, espadas e equipamento de mergulho.

Estreia nacional.

“I loved all the films but the one that grabbed me the most was Ray: A Life Underwater. A wonderful look at a fascinating life. It’s my type of film and it was brilliantly done.”
Phillip Bloom, Juror, Super Shorts International Film Festival 2011

*Shortlisted ‘Best Documentary’, Vimeo Festival+ 2012
*Winner, ‘Adventure’ category, San Francisco Ocean Film Festival 2012
*Official selection, Best Documentary, London Short Film Festival 2012
*Winner, SHOOT Film Festival 2011
*Winner, Best Documentary, Super Shorts International Film Festival 2011
*British Art Show7, ‘Constellation’ selection

Realização: Amanda Bluglass
Ano: 2011
Duração: 15m

Desertas Aquáticas

Gonçalo Gomes foi o vencedor da primeira edição do NAVALvideoSUB 2011 com a “Deserta Aquática” A iniciativa resultou de uma parceria entre o Clube Naval e o Festival Internacional de Cinema do Funchal, recebeu seis trabalhos, tendo os 10 minutos apresentados por Gonçalo Gomes sido o melhor avaliado pelo júri nos parâmetros de técnica, artística, imagem, edição, banda sonora e conformidade.

Realização: Gonçalo Gomes
Ano: 2011
Duração: 15m

A Rota da Cal

Em São Vicente, no norte da ilha da Madeira, encontramos uma mina de calcário marinho no sitio dos Lameiros a 475 metros de altitude.
A existência desta pedra juntamente com a abundância de madeira deu origem a uma actividade única na ilha, a produção da cal, a sua utilização foi crucial até meados do século 20.
Hoje os tempos são outros, mas através do núcleo museológico é possível percorrermos pelo caminho que foi em tempos a “Rota da Cal”.

Realizador: Eduardo Costa
Data: 2011
Duração: 13m

Save Paúl do Mar

Realizado em 2011, “Save Paúl do Mar” é um documentário curta-metragem cujo objectivo era o tornar visível a situação insustentável do Paúl do Mar, uma pequena vila piscatória na Ilha da Madeira.

Realização: Pedro Sousa & Nuno Rodrigues
Ano: 2011
Duração: 4m20s

Sr. Juvenal

O documentário “Sr. Juvenal” retrata o trabalho de um barbeiro e o seu respectivo espaço físico. Procura-se mostrar a originalidade de um barbeiro que mantém vivo um espaço com mais de 100 anos em Câmara de Lobos, a Barbearia Eva.
O Sr. Juvenal é a principal figura do documentário. A sua história e legado fazem parte da cultura pura das ruas velhas do centro da cidade.

Realização: Pedro Sousa & Nuno Rodrigues
Ano: 2012
Duração: 5m

Respire

Após algum tempo a observar as fotografias da Luzir, tive a ideia de a contactar e dar “vida” ao seu excelente trabalho fotográfico. “Respire” resultou da troca de conhecimentos técnicos e da disponibilidade dos artistas que se disponibilizaram para fazer parte deste projecto, que se realizou na cidade do Porto.

Realização: Ricardo Sousa
Ano: 2011
Duração: 2m56s

Madeira The Big Village

Estive a viver na Madeira durante 3 meses. Foi nessa altura que eu gravei o meu primeiro vídeo timelapse com paisagens de toda a ilha.

Realização: Ricardo Sousa
Ano: 2011
Duração: 3m52s

Madeira Cultura

A série de 31 episódios Madeira Cultura foi exibida na Rtp Madeira, no site do Diário de Notícias Madeira, e em redes sociais. Inserida na comunicação da VI Conferência Anual de Turismo, foi uma encomenda da Delegação Regional da Ordem dos Economistas. O objectivo da série foi dar voz às pessoas ligadas à cultura, e iniciar a discussão da cultura madeirense, e dos seus agentes, como activos turísticos. Madeira Cultura teve a coordenação Geral de Eduardo Jesus, produção de Natércia Xavier e perto de 40 000 visualizações on line.

Realização: Filipe Ferraz
Ano: 2012
Duração: 30m

Bom Ano 2012

O clip ‘Bom Ano 2012’ representou o início da Wamãe, fundada a 27 de Dezembro de 2012. É um pequeno clip de apresentação que mostra o Funchal não do ponto de vista do seu maior cartaz turístico, o fogo de artifício de fim de ano, mas sim na forma como as pessoas celebram a passagem de ano na Madeira.

Realização: Filipe Ferraz
Ano: 2012
Duração: 1m20s

Laurissilva

Documentário sobre as espécies da Laurissilva fauna e flora. Principais pontos de interesse, sua localização, área ocupada e espécies predominantes. Um trabalho realizado por alunos da Escola Profissional da Cristovão Colombo.

Realização: Carlos Élvio Capelo Santos; Álvaro Xavier Ferreira Sousa; Ricardo Jorge Marques Melim; Gualter Darci Santos Nóbrega
Ano: 2012
Duração: 5m

Programa

Sexta, 15 de Junho

19h00: Hora Local – Save Paúl do Mar (5m); Rota da Cal (13m); Laurrisilva (5m)
19h30: Press Pause Play (80m)(L)
20h50: Ray: A Life Underwater (15m)(E)

Estalagem Ponta do Sol

21h00-02h00: Música a 24FPS

Domingo, 17 de Junho

14h00-17h00: Workshop – Cinema Documental – 2ª Parte
17h30: Hora Local (Madeira The Big Village (4m); Respire (3m); Desertas Aquáticas(10m)); Sr. Juvenal (5m)
18h00: DragonSlayer (74m)

 

Sábado, 16 de Junho

14h30-17h30: Workshop – Cinema Documental – 1ª Parte
18h00: Hora Local – Bom Ano 2012 (1m); Madeira Cultura (30m)
18h35: The City DarK (83m)(E)
20h00: Influencers (14m)(L)(E)

(E)=Estreia Nacional
(L)=Legendas em Português

Centro das Artes – 15, 16 e 17 de Junho

Exposição câmaras do Núcleo Museológico da RTP.

Programa pode ser alterado sem aviso prévio

Workshop

Nino Leitner

Nino Leitner é director de fotografia, cineasta e participante activo na comunidade indie. Nascido em Innsbruck, estudou cinema no MMA em Salzburgo e Film Production na Solent University em Southampton, Reino Unido. Actualmente vive em Viena e foca-se essencialmente em anúncios televisivos, documentários e curtas-metragens.
Entre os seus trabalhos mais reconhecidos, encontramos o premiado documentário “Every Step You Take”(2007), curtas-metragens como “Homophobia”(2012) e muitos anúncios publicitários.
Nino é ainda muito activo na internet, participando na divulgação de novas tecnologias e tendências dentro do cinema. Actualmente encontra-se ainda a ministrar workshops e masterclasses em todo o mundo.

www.ninofilm.net

Conteúdos:

– Apresentação dos seus documentários: Métodos de trabalho, escolhas e possibilidades.
– Conhece a tua camera: DSLRs & large sensor cameras
– Gravação de som e técnicas de entrevista
– Planeamento para uma filmagem
– Escolha e pesquisa de um assunto para o documentário
– Movimento de camera, enquadramento e tamanhos
– Histórias cinemáticas com a escolha correcta de lentes, posicionamento de camera e iluminação.
– Timelapse: Teoria e demonstração
– Pós-produção: Noções básicas sobre edição, o que procurar e como lidar com quantidades de filmagens

Workshop em inglês

 

Horário:

Primeira parte: Sábado, 16 de Junho: 14h30 – 17h30
Segunda parte: Domingo, 17 de Junho: 14h00 – 17h00

Reserva o teu lugar:

– 20 Lugares. O workshop é gratuito.
– Envia um email para lab(at)urbanistasdigitais.pt ou utiliza o nosso formulário de contacto com: Nome; Idade; Ocupação (Profissional / Estudante); Telemóvel.
– A pré-reserva necessita de confirmação no local até 30m antes do início do workshop. Caso não o faça, o seu lugar será cedido a quem esteja em lista de espera.
– Será dada a seguinte prioridade: Estudantes; Profissionais; outros.

Actividades Workshop

Música a 24FPS

Sexta 15: Estalagem Ponta do Sol

21h00-02h00

Música por:
Cine Qua Non
Nuno Filipe
Maggiore

Vídeo por: Filipe Ferraz

Uma noite de pura improvisação em que a imagem será o fio condutor da viagem sonora. Sem qualquer ensaio, os talentosos músicos Nuno Filipe e Maggiore propõem-se a seguir as imagens de Filipe Ferraz.

DJ Set Emanuel Juanito.

Jantar: 10% Off no menu a la carte ou
Special Doc Menu
Bife com ovo a cavalo, salada e batata assada, 1 copo de vinho tinto ou branco da casa incluído: 12€

Reservas: 291 970 200 ou l.comunity@pontadosol.com

Exposição

Uma exposição com 6 câmaras de filmar, pertencentes ao Núcleo Museológico da RTP. Estas foram construídas entre 1957 e 1979 (Arriflex, Paillard Bollex, Vidicon, Eclair, Bosch e Sony) e, equiparam a empresa nos anos seguintes.

 

Itinerância

Alguns dos filmes presentes nesta mostra, serão futuramente apresentados no Fórum Machico (22, 23 e 24 de Junho), Centro Cívico Estreito e Centro Cívico Porto Santo.

Contactos Contactos

  • Morada: Estrada Simão Gonçalves Câmara (ER 224) 9370 Calheta, Calheta (Madeira)
  • Telefone: 291 625 231
  • Email: lab(at)urbanistasdigitais.pt